PROJETO DE SPDA (PARA-RAIO)
Este projeto consiste dentre outras partes:
-
Análise e avaliação de risco atendendo a parte 02 da NBR5419/2015: risco de perda de vida humana, perda de serviço público, perda de herança cultural e perda de valor econômico
-
Relatório da Análise de risco
-
Para-raio estrutural ou externo
-
Aplicação dos métodos de proteção mais adequados: Franklin, Gaiola de Faraday ou Esfera rolante (Eletrogeométrico)
-
Memorial descritivo
-
Detalhamento completo da instalação e fixação dos componentes do sistema
-
Lista quantitativa e com especificação dos materiais
-
Compatibilização com as demais instalações
O raio é um fenômeno da natureza, imprevisível e aleatório. Corresponde a uma descarga elétrica de alta intensidade entre nuvens ou entre nuvens e o solo, sendo esta a nossa preocupação, pois é quando pode causar danos materiais ou matar pessoas.
O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) não atrai raios, tem por finalidade proteger a edificação e as vidas dentro dela dos efeitos do raio, de modo que se o raio fosse atingir a estrutura, ele acaba tendo “preferência” em atingir o para-raio, preservando o patrimônio e mantendo a segurança. Sua principal função é conduzir as elevadas correntes desde a captação até o aterramento, da maneira mais rápida e segura.
Um raio possui milhares de Volts que dão origem a correntes elétricas de milhares de Ampères, que podem expor a edificação a riscos de incêndio, pânico, interrupção de processos, riscos de vida, dentre outros efeitos danosos. Para contornar esse problema, o Engenheiro Eletricista é o profissional adequado e responsável por realizar cálculos necessários para fazer uma avaliação do risco da edificação ser atingida por um raio e da necessidade da instalação de um SPDA (para-raio). Neste caso o projeto é o primeiro passo para a instalação do sistema de modo a garantir segurança, escolha correta dos materiais e redução de custos de instalação.
(Clique nas imagens para ampliar)